Você está estudando violão, aprendeu os primeiros acordes e finalmente tocou a sua primeira música !
Agora é hora de começar a tocar outras música e você está ansioso para tocar aquela música que você tanto gosta. Porém para tocar sua primeira música você aprendeu os acordes de: Do – Re – Mi – Sol – La. Agora você vai aprender os acordes de Fa e Si e então você descobre o que é pestana ! Você sente dificuldade para abrir os dedos, mantê-los nas casas corretas parecer ser impossível ! E como se não bastasse você terá que trocar os acordes, os sair de uma pestana ou ir para uma pestana……e muitas vezes nos vem a pergunta: Será que eu levo jeito para tocar violão ?
Eu passei por isso quando comecei a tocar violão aos 13 anos, quase desisti de tudo! achava que eu nunca conseguiria tocar o acorde de Si…
Eu ficava trocando as músicas quando via que tinha pestana nas cifras, nunca conseguia tocar aquela música que eu tanto gostava por que ela tinha umas duas ou três pestanas…Você já fez isto? Tenho dado aulas de violão a mais de 15 anos, já dei aula ( presencial ) para mais de 1500 alunos e posso te garantir que TODOS tiveram esta dificuldade, mas aqui vem a boa notícia; TODOS eles passaram por esta fase, assim como eu lá aos 13 anos e hoje a pestana não é mais problema ! Na data em que eu escrevo este artigo, tenho uma aluna de violão presencial, a Ana começou seus estudos de violão a dois meses atrás, com um mês de aula ela já tocava musica com pestanas e hoje isso não é nenhum problema para ela.
Talvez você esteja pensando ( e isso não é nenhum problema ): “Ele está escrevendo isto para dizer que é O Guru do violão”. Se você pensou isto eu te entendo, todos os dias eu vejo pessoas que desistiram de tocar violão, frases como “tentei tocar violão mas vi que eu não tinha jeito” ou “queria muito tocar violão mas vi que eu não tinha o dom” são rotineiras e ai aparece alguém escrevendo que é possível em um mês não ter mais problemas com a tão mal falada pestana, isto parece surreal mesmo… mas não é !
Nem de longe quero me colocar como Guru ou o “mágico do violão”, mas pense bem, eu consegui passar por isso aos 13 anos de idade, imaturo, numa época em que não existia internet, num cenário onde eu não podia nem sequer pedir ajuda pois fazia aula de violão escondido. Só que eu tinha um pensamento e aqui eu te convido para a reflexão. Naquela época eu tinha dois pensamentos: 1-) Todas as pessoas que eu via tocando violão faziam isto tocando pestana logo eu conclui que não dava para ignorá-las e que todos eles tiveram que passar por isso, então por que eu não conseguiria? 2-) Eu não sai tocando uma musica lodo de cara, eu tive que aprender como segurar o violão, como tocar cada uma das cordas, como apertar as cordas com as pontas dos dedos. Então eu percebi que eu vinha a cada dia melhorando um ponto e pensei comigo: Deve haver uma forma de aos poucos eu ir construindo esta pestana até ela ficar boa. E aqui meus amigos um chave virou na cabeça daquele garoto de 13 anos que estava pensando seriamente em desistir !!!
O tempo passou, aprendi a tocar, pestana nem de longe era um problema e o tempo passou e me tornei professor…
Agora como professor, a questão não era eu tocar pestana, isto já não era problema para mim a muito tempo, a situação era uma só: como fazer aquele aluno sentado na minha frente, quase chorando, olhando para mim com uma cara de “vou desistir, eu não levo jeito para o violão” conseguir tocar violão? Mas aquela chave que virou na minha cabeça aos 13 anos de idade nunca me deixou e eu sempre pensava que, se com um método um garoto de 13 anos consegui, sem a ajuda de ninguém, vencer esta etapa um aluno com um professor e um método tem que conseguir também.
E assim, com todos os meus alunos eu os tenho preparados para este momento desde as primeiras aulas, converso muito com eles sobre não pular etapas, fazer o que é necessário, mostro a eles o benefício de seguir uma linha de estudo, do foco. Gosto de explica cada etapa e mostras cada evolução, quando o aluno menos espera tem uma grata surpresa, está tocando músicas com pestana !!!
Hoje estamos num momento onde há muita informação disponível e as pessoas estão se perdendo, não tem um foco, uma estrutura de estudos. E se não bastasse isto, há muitas promessas de formulas mágicas por ai, dizendo que você irá tocar violão sem precisar de exercícios, coisas como: Não perca tempo com besteira, aqui você sai tocando música em duas aula, ou coisas como: “aqui é música sem enrolação, já saia tocando”.
Gosto desta frase: Não existe almoço grátis ! Se existisse uma fórmula mágica ninguém estudava música mais, era só comprar a “pilula” do toque sem esforço e sair por ai fazendo lindos concertos de violino, piano ou por que não arpa? Lembre-se sempre, o auge da carreira do lendário Jimi Hendrix foi ali em 1964 e até hoje guitarristas no mundo inteiro aprendem as suas técnicas…..cadê as “pilulas mágicas” para não precisarmos prestar atenção no que ele fez lá naquela época.
Não existe pílula mágica, e você não precisa ficar batendo a cabeça sozinho, tendo dificuldades e pensando em desistir, o que você precisa é se um bom método e foco, isto sim te fara passar por este desafio sem grande problemas. Nas minhas redes sociais, estou sempre postando sobre isto, dando dicas, respondendo questionamentos, fazendo lives sobre o assunto e posso te garantir que sim, pestana não é um problema e por isso posso te afirma que até hoje nunca tive um aluno que não conseguiu tocar pestana.
Conte comigo para o que você precisar, você pode me encontrar nas redes sociais da Escola Tech Art Musical, será um prazer ver você tocando aquela música que tanto gosta !!!
Abraço